O glúten é mesmo um vilão?
- Gabriella Oliveira
- 15 de set. de 2020
- 1 min de leitura
O glúten é uma mistura de diversas proteínas, principalmente gliadina e glutina. É essencial para determinar a qualidade da massa do pão e outros produtos de panificação, como massas, bolos, doces e biscoitos. É também comumente usado como um aditivo em alimentos processados para melhorar a textura, o sabor e a retenção de umidade. Ou seja, não está presente somente em farinhas, mas também em alimentos industrializados como chocolate, aveia, cerais etc.
Muitas pessoas são defensoras da retirada do glúten da alimentação pois alegam que a proteína sofreu muitas alterações sendo danosa para o nosso organismo levando a uma "inflamação". Porém devemos lembrar que são necessários mais estudos acerca desse assunto.
Normalmente as pessoas que retiram o glúten de sua dieta também estão retirando lanches, salgadinhos, pães, massas, embutidos, biscoitos etc. Junto a isso, normalmente começam a ter um estilo de vida mais saudável consumindo mais alimentos in natura (frutas, hortaliças, carnes, leguminosas). Ou seja, todas essas modificações no hábito de vida levam ao menor consumo de sódio, açúcar e gorduras industrializadas, além de ter uma melhora no padrão alimentar e restrição calórica.
Glúten é somente uma proteína e pessoas celíacas passam muito mal quando o consome. Se você não tem nenhum problema com o glúten, não faz sentido retirá-lo da alimentação.
Comments