Dieta cetogênica: vale a pena?
- Gabriella Oliveira
- 15 de set. de 2020
- 1 min de leitura
A dieta cetogênica é uma abordagem nutricional com alto teor de gordura e proteína, mas níveis insuficientes de carboidratos para as necessidades metabólicas do indivíduo, forçando o corpo a usar gordura como fonte de combustível. Esse tipo de dieta tem no máximo 50 g de carboidrato por dia na alimentação.
A principal característica da dieta cetogênica é a cetose. Na cetose, o corpo começa a converter os excedentes de gordura em corpos cetônicos. Para saber quando estamos em cetose podemos fazer exame de sangue ou de urina. O medidor de cetose mais clássico é aquele que pegamos uma gota de sangue e colocamos no aparelho. Além disso, existe um sinal muito claro que é o mau hálito (claro que só isso não significa o corpo estar em cetose).
A dieta cetogênica é usada por alguns profissionais para resultados mais rápidos já que o peso na balança perdido nos primeiros meses pode ser maior do que o peso perdido em uma dieta com restrição calórica. Porém, é necessário entender: toda dieta pode ser restritiva dependendo da pessoa que está fazendo. Será que realmente é uma dieta sustentável e eficaz a longa prazo? Será que quando acabar a dieta a pessoa conseguirá manter os resultados ou acabará reganhando o peso perdido?
Atenção aos problemas de constipação que a dieta cetogênica pode causar. Muitas vezes há a restrição de frutas e legumes, reduzindo drasticamente o consumo de fibras que pode ocasionar problemas intestinais.
Dica: faça a dieta cetogênica com o acompanhamento de um profissional capacitado.
Comments